ArtigosFirulaQuente

O direito descansa nos finais de semana?

Se por um lado é dever do estado em garantir o direito, por outro lado, o direito só se garante por meio do cidadão que o reivindica

Se por um lado é dever do estado em garantir o direito, por outro lado, o direito só se garante por meio do cidadão que o reivindica.

Demanda de casos em São Paulo

Se por um lado é dever do estado em garantir o direito, por outro lado, o direito só se garante por meio do cidadão que o reivindica.

Estudo de amostragem de 19105 casos em São Paulo revela perfil de demanda dos casos e problemas mais comuns enfrentados pela população em geral.

Os dados são do interesse de gestores de serviços de atendimento ao cidadão, e também de escritórios de advocacia que se interessem por aumentar a eficiência e produtividade de suas equipes de trabalho.

Estão presentes tanto dados de demanda efetiva, como também dúvidas e orientações gerais em várias áreas do direito.

O estudo foi feito com dados do mês de outubro, levantados em 192 municípios, incluindo a capital.

Os dados uma grande demanda de casos de Direito de Família, com 28,7% dos casos, em 2º lugar casos de Direito do Trabalho, com 24,6% dos casos, e seguida casos de Direito do Consumidor, com 14,2% dos casos, seguido por casos de Direito Penal com 7,5% dos casos.

No total, estas 4 áreas abrangem 75% dos problemas que fazem a população em geral buscar seus direitos, ou simplesmente orientações a respeito.

Potencial de Honorários

Ao se cruzar os dados de demanda de casos com os honorários mínimos de cada área, a distribuição relativa entre as áreas se altera um pouco.

O Direito de Família continua sendo a maior fonte de honorários em razão do volume, com 23,1% do potencial total. Já o Direito Penal aparece em 2º lugar com 22,7% do potencial de honorários, seguido pelo Direito do Trabalho, com 16,4%, e depois em 4º lugar o Direito do Consumidor, com 11,8%.

Essa alteração ocorre pois os honorários em Direito Penal tendem a ser maiores

Perfil de habito — mas afinal, o que inibe as pessoas a buscarem seus direitos nos finais de semana?

Outro dado interessante é o perfil de habito do movimento de demanda durante a semana. Os picos de demanda ocorrem entre segunda e quarta-feira, sendo que de sexta em diante o movimento cai significativamente.

Ainda que a internet possibilite que as pessoas iniciem suas buscas a qualquer momento, os dados mostram que parece haver algo que iniba as pessoas, de modo geral, resultando em uma significativa redução da manifestação de demandas.

Por fim, o que se pode concluir a partir desta amostragem é que ela pode servir de insights uteis para gestores de atendimento ao cidadão, e contribuir para o aperfeiçoamento de sistemas e processos.

Go to the profile of mazza

mazza

Marcelo Mazzariol. Advogado

Tags

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios